Seguidores

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

B D

BIO DIVERTIDO

PERSONAGENS
LAZIN                          (PAI- CIENTISTA )
LILINHA            (MÃE – DONA DE CASA)
MIZARU            (FILHO – ESTUDANTE CONSCIENTE)
DONA AVÓ                 (AVÓ – AGITADA E BALADEIRA)
MC GAROTO    (SOBREVIVENTE DO PLANETA TERRA)
MIZARU (o que cobre os olhos). Significado: Brilhante e digno de sacrifício.



MÚSICA hikari - Kingdom
LAZIN ESTÁ EM CENA PREPARANDO ALGO EM SEUS TUBOS. FUMAÇA, COR E EFEITOS.
A MÃE PASSA PELA CENA CARREGANDO SACOLAS E ENTRA. NUM CANTO MIZARU ESTÁ LENDO O LIVRO DA TERRA. A MÃE RETORNA, SAI E VOLTA COM PACOTES, DERRUBA ALGUNS, COLOCA UMA CAIXINHA DE BALAS NA MESA ONDE O PAI FAZ SUAS QUIMICAS, SAI. DE DENTRO VEM A AVÓ, TERMINANDO DE SE ARRUMAR... JOGA UMA LATINHA DE REFRIGENTE NO LIXO DE PAPEL. SAI, DISFARÇANDO PRA NINGUÉM VER.

LAZIN – a experiência é uma das mais nobres funções de um cientista. Mas eu preciso de uma lupa, já não consigo ver bem com esses óculos... Ah! Acho que isto é o que procuro... (Joga a bala no refrigerante e ele sobe) o que foi que eu fiz? O que foi que eu fiz? Calma, Lazin... Você só errou a mão... Vamos tentar de novo... (nova tentativa e outra falha) Mizaru, você está por aí, meu filho?
MIZARU – To lendo, pai.
LILINHA- (entra) alguém viu um pacote mais ou menos desse tamanho, azul, ou roxo, não lembro... ?
LAZIN – Ajuda aqui, Mizaru...
MIZARU – o que o senhor precisa?
LILINHA – Mizaru, você viu ou não o pacote, mais ou menos desse tamanho, acho que é vermelhinho de bolinhas brancas...
LAZIN – Encontre pra mim um frasco escrito X j = xj....
LILINHA – antes ajuda a mamãe a achar o pacote... é importante... (vai revirando tudo, caindo coisas para o chão)
MIZARU – mas mãe...
LAZIN – esquece isso, Mizaru, a fórmula é mais importante que pacotes...
MIZARU – mas pai...
LAZIN – deve estar no laboratório... é isso, no laboratóri... (vai sair tropeça no lixo)
LILINHA – achei! Nossa, esqueci que o pacote era dourado... (saindo) Mizaru, leia um livro que preste, ouviu?

MIZARU – (no foco) E, se de repente esse livro que conta a história da Terra for mesmo verdadeiro? Não, não pode ser... É muito mágico pra ser verdade... Era uma vez um Planeta chamado Terra... Visto de cima ele era azul, porque tinha mais água que terra... (FICANDO COM SONO) Então, depois de muito tempo, as pessoas que moravam lá começaram a perceber que o planeta estava doente... Doente? (ADORMECE)

CANÇÃO 1
NA CASA DO SÊO LAZIN
É SEMPPRE UM QUIPROCÓ
DISCUTEM UM MUNDO MELHOR
MAS ELES SABEM DE COR
QUE TEVE UM PLANETA LÁ
QUE HÁ MUITO TEMPO JÁ CHEGOU AO FIM...

EXISTE UMA HISTORIA MUITO TRISTE
DE UM PLANETA CHAMADO TERRA
O QUE SE SABE DELE, AGORA
É O QUE NUM LIVRO VELHO SE CONSERVA

TINHA MUITA AGUA E MUITO VERDE
TINHA SOL E ESPERANCA
TINHA O CALOR DA HUMANIDADE
QUE GASTAVA TUDO INSCONSCIENTE

MAS A NATUREZA RESPONDEU
COM SEU CANSACO UM DIA ADORMECER
A TERRA EM CHORO, EM DOR SE CONVERTEU
E A VIDA NUNCA MAIS ACONTECEU...

LILINHA
Bom dia, filhinho da mamãe, queridinho, gungunzinho, fofo, lindo...
MIZARU
 Que é isso, mãe? Dá um tempo, só melação, melação...
LILINHA
Ô, gujugujuco, mamãe ama bebê da mamãe...
MIZARU
Bebe? Eu já tenho oito anos
LILINHA
Ai,ai,ai o meu bebê já fez o café da manhã
MIZARU
Claro, a senhora acorda quase na hora do almoço
LILINHA
Isso é uma critica? Você sabe que ontem tive muito trabalho, passei a tarde toda fazendo compras no shopping. Olha o que a mamãe trouxe pra você!
MIZARU
 Um vídeo game, mãe? Mas eu tenho 30 vídeos games...

LILINHA
Tem, só que esse é de ultima geração... e se 29 games quebrarem? Ahn? Você já terá um de reserva...
MIZARU
A vó joga mais do que eu... Prefiro ler aquele livro de historia sobre o planeta que explodiu.
LILINHA
A tal da Terra? Isso é lenda, Mizaru, histórias da cavalinha
MIZARU
 Carochinha, mãe...
LILINHA
Ai, to com coceira na mão, tenho que sair... (chama) Lazin, posso pegar o carro vermelho hoje?
Lazin
(aparece a cabecinha) docinho, o vermelho e o azul metálico estão muito atrás do rosa, do amarelo e do cinza chuveiro... Pega o lilás bandeira, amorzinho
LILINHA
Mas eu fui ao shopping com ele, ontem, acha que vou repetir carro só pras minhas amigas ficarem dizendo que nós temos um automóvel só? Nem pensar.
Lazin
 Cê que sabe! (some a cabeça)
MIZARU
Vai fazer compra de novo?
LILINHA
Mercado, filhinho.
MIZARU
A geladeira ta cheia, tem até produto vencido. E o armário, então? É só abrir as portas que despenca lata em cima da gente.
LILINHA
Nunca se sabe, de repente você quer comer um Kaditos, e tem kaditos? Não tem.
MIZARU
Mãe: eu só como comida natural e sem exceços...
LILINHA
Você me deixa de cabelos brancos, menino, porque você não pode ser como todo mundo? Prático... é tão mais fácil abrir um pacotinho e uma lata de refrigerante...  não! Tem que ser peixe na grelha, salada, aff, nem sei como você pode gostar disso tudo.
MIZARU
Não dá pra discutir com a senhora...
Avó
(entra vindo da balada)
LILINHA
Mamãe saiu bem cedo hoje.
Avó
Ta maluca, ta? Eu to é chegando agora da balada.
LILINHA
De novo?
Avó 
E tem hora pra sacudir a caveira, velho? De boa, zuei a noite inteira. Agora vou tomar um energético que tenho uma corrida de kart daqui a meia hora.

LILINHA
Eu é que to atrasada pras compras, fui. (sai)
MIZARU
Quer tomar café, vó?
Avó
Que é que tem aí? Vazei mano, cereal e leite? Não sou bezerro pra mamar. Vou fritar bacon com hambúrguer e duas latas de salsicha...  Pega uma pet que to com sede.

ELA PREPAROU TUDO ENQUANTO FALA, COME, BEBE E JOGA O QUE SOBROU NUM LATÀO.
MIZARU
Devia beber água, vó.
Avó (rindo)
Acorda pra vida, garoto, o refrigerante já tem água... E vamos concordar, é muito mais gostoso. Cadê meu capacete do kart?
MIZARU
(distribuindo os lixos nos latões de recicláveis) tem que reciclar, vó, que coisa...
Avó  
Isso é pra gente tola, que fica tentando salvar o mundo com essas bobagens.
Lazin
 (aponta a cabeça) sua avó não leu o livro da Terra.
Avó 
Fica na sua, cientista mequetrefe. A Terra nunca existiu isso é criação da cabeça desses engraçadinhos que não tem o que fazer e ficam inventando modinha pra boi dormir, velho, dá um tempo, me desocupa que tudo o que preciso taí de sobra pra quem quiser. Vazei.
MIZARU
Tá vendo, pai? Ninguém me entende. Pode até ser que a Terra seja uma ficção, mas o nosso planeta ta ficando como a história do livro. Temos que fazer alguma coisa, senão o BIO DIVERTIDO vai terminar como lá.
Lazin (vindo)
Por estas e outras que estou pesquisando uma nova fórmula.
MIZARU
Mesmo? Nossa, fico bem contente com isso, pai, o senhor preocupado com a bio diversidade.
Lazin
 E tô mesmo, pode crer. Olha isso... (CANTA)
MEU FILHO, AQUI A EXPERIÊNCIA
NO TUBO DE ENSAIO
TRANSFORMO MAR EM RIO
A AGUA DÁ PRA BEBER!
MEU FILHO, SEU PAI É MESMO UM GÊNIO
DA PEDRA QUE BRITEI, TIREI OXIGÊNIO
COM O AR DÁ PRA RESPIRAR!
PLANETA BIO DIVERTIDO, VOU SALVAR...
E, além disso, tem também um concentrado que em contato com a estratosfera se transforma em ar gelado.
MIZARU
Isso ajuda em que?

Lazin 
Ué, não tão falando de aquecimento global? Eu pego um foguete, atiro cartuchos do concentrado na estratosfera e o ar gelado desaquece... é mais ou menos assim, ta vendo isso (mostra alguma máquina estranha). Coloco aqui o concentrado, miro pro céu e (atira)... daqui a alguns instantes, bem perto do sol, tudo ficará geladinho... Agora vou terminar um suco de vagem com manga azeda...
MIZARU
Mais uma fórmula para a salvação do planeta?
LAZIN
Hum... não! É que to com sede mesmo... (sai, cantarolando)
AVÓ ENTRA PROCURANDO O CAPACETE.
DEPOIS DA CENA NORMAL
AVÓ
Ah, você conhece a nova dança? Tá rolando o maior som nas baladas, Mizaru...
MIZARU
Deve ser bom, né Vó, pra senhora gostar tanto...
AVÓ
Bom? É maneiro, zueira total, netão! Bate aqui que eu vou te dar uma amostra grátis do babado.
Música. A avó dança e o neto tenta acompanhar.
MIZARU
Isso é muito louco, vó?
AVÓ
Maluco, energia pura. Ih! A corrida de Kart... Vou sem capacete mesmo, é mais radical... Fui!
MIZARU
CANTA

CADÊ A CONSCIÊNCIA DESSA GENTE
QUE PASSA PELA VIDA INULTIMENTE
SO PENSAM EM REGALIAS E SE ESQUECE
QUE O MUNDO PEDE SOCORRO URGENTEMENTE
CADÊ A ÁRVORE QUE ESTAVA ALÍ
PRA QUÊ TANTOS PACOTES E PRESENTES
SE DAQUI A POUCO O PLANETA EXPLODE
E NADA DISSO MAIS A NÓS IMPORTE
VOVÓ É UMA VOVÓ BEM DIFERENTE
CURTE UMA BALADA, UM ROCK IN ROLL
MAMÃE UMA GASTONA INSISTENTE
                   QUE COMPRA, COMPRA, SÓ NOS SURPREENDE
MEU PAI, UM CIENTISTA, QUEM AGUENTA
INVENTA, INVENTA, INVENTA, INVENTA, INVENTA...

OUVIMOS UMA EXPLOSÃO, MC GAROTO CAI EM CENA.

MIZARU (que estava recolhendo os lixos)
Ei, quebrou o telhado da minha casa, seu maluco!
MC
Que frio... que frio... aí, maior chokito na laje, fera. Mas, to sabendo,, depois eu tampo o buraco.

MIZARU
Ta falando que língua, hen?
MC
Animal, cara... isso é uma casa de verdade?
MIZARU
Ai, ai, ai... Será que só restou um ser pensante por aqui?   No caso, eu? É claro que é uma casa, a minha casa e você caiu no meio da sala sei lá de onde.
MC
Foi mal. Mas como é bom pisar um chão seguro outra vez. ‘tava na maior nóia lá em cima.
MIZARU
Lá em cima?
MC
É, vendo as estrelas, os planetas todas ao redor da minha cápsula. Comendo as ultimas pílulas de comida e água...
MIZARU
Não estou entendendo nada. De onde você é?
MC
Da Terra.
MIZARU
(rindo) sei, da Terra, né?
MC
Já ouviu falar do meu planeta?
MIZARU
Claro, nesse livro de contos de fada...
MC
(pega o livro) maneiro! Alguém se lembrou de contar a história do meu mundo. Que saudade de casa.
MIZARU
Você ta falando a sério mesmo???
MC
Quando percebi que a vida na Terra ia acabar, entrei na cápsula, peguei uma montanha de pílulas alimento e disparei pro céu. Ontem à noite fiquei preso numa nebulosa, fria, gelou até os ossos, mano... De repente vi uma explosão bem perto e a nave detonou. Vim caindo, caindo, caindo e cai... aqui!
MIZARU
Acho que foi o concentrado do meu pai.
MC
O que?
MIZARU
Nada, esquece. Qual seu nome?
MC
Ih, véio! Lembro, não, mano. Todo mundo me chamava de MC Garoto.
MIZARU
Garoto? Eu, hen? Um tiozão feito você?
MC
Meu querido!!! Se esquece que eu to em órbita a um tempão, fio?
MIZARU
Desculpa, aí... (cumprimento rap) Mizaru, Mizaru do planeta bio alegria! Deve ter sido triste pra você... seu planeta...
MC
Papo brabo, Mizaru! Ainda dói, meu irmão (bate engraçado no peito) Tava lá, Terrão, planetão, mó globo azul... (CANTA)

A TV TAVA FALANDO NUMA BOA E TAL
É LEGAL RECICLAR QUANDO O LIXO JOGAR
NA ESCOLA FALAVAM DE UM MUNDO ANIMAL
ONDE BICHOS E PLANTAS UM DIA FORAM MORAR
MAS DESMATANDO, QUEIMANDO, POLUINDO O QUE ERA NORMAL
FOI SUMINDO DA TERRA, FOI FICANDO SEM TERRA
PAISAGEM DE GUERRA ONDE A VIDA SE ENTERRA
SEM VOLTA, IRMÃO, SEM ÁGUA, SEM PÃO
SEM NADA QUE EXISTA NO AR OU NO CHÃO...

AVÓ E LILINHA QUE APARECERAM DURANTE A CANÇÃO
Então é verdade?
MIZARU
A minha família, MC...
MC
Família... eu também tinha uma... (chora e fala abraçando a todos, mas é tão escandaloso que não entendemos nada)
AVÓ
Calma, queridão, calma... Tá tudo belezera... Aqui você não precisa  encanar com nada, o planeta é mara, ta tudo em cima...
MIZARU
toma esse elixir da calma, vai se sentir bem melhor.
MC
Que bagulho é esse... ?
MIZARU
É mais uma das invenções do meu pai, MC.
MC (toma e vai ficando calmo)
To leve, to leve...
LILINHA
To pasma, gente! Um terreno vivo bem no meio da nossa casa!!!
MIZARU
Terráqueo, mãe!
MC
Terráqueo, mami!
LILINHA
Quando as minhas amigas souberem vão ficar verdes de inveja!
AVÓ
Quem fica verde é marciano, Lilinha! Que roupa maneira, cara!
MC
Ta meio justa, né, vó? Eu cresci um pouquinho enquanto vagava pra cá e pra lá pelo universo...
AVÓ
Ta com fome? (mostra um pacote de salgados)
Ta com sede? (mostra um refrigerante )


LILINHA
Ele precisa é de um computador novo. Uma máquina fotográfica digital. Um banho com sais revigorantes? Comprei uma torneira nova pra banheira, solta 100 litros de água por segundo, e a nossa banheira comporta 10 mil litros... Quer tomar um bainho, meu filho?
MC
(Olhando pra tudo e entristecendo) foi assim que aconteceu na Terra.

MIZARU.
É o que eu vivo tentando dizer pra esses despreocupados aqui de casa, Mc. Basta ler o Livro da Terra, não é? Olha esse capítulo, mãe...

MC
Ah, fala aqui de como um planeta pode ser destruído... “A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio igual vida, e da palavra diversidade igual variedade, conclui-se que biodiversidade significa ‘variedade de vida’. A Biodiversidade reúne toda variedade de vida, desde microrganismos até animais e plantas.
MÃE (PEGA O LIVRO)
 É o conjunto de espécies que estabelece uma inter-relação no qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema. A biodiversidade funciona como uma máquina, onde animais e vegetais são suas engrenagens.  Se uma espécie de vegetal for comprometida poderá ocasionar a extinção daquele animal que o tem como base de sua dieta.
AVÓ (LENDO)
Esse animal que NÃO EXISTE MAIS possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza. A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida. As indústrias têm focalizado sua atenção às florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não pensam que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração. (FALA) isso tudo é muito complicado, mas acho que tô começando a entender...
MIZARU
O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas, desenvolver tecnologias, cria várias coisas, mas não consegue, ou não quer recriar os habitats que ele mesmo danificou. Estudos revelam que nos próximos 25 anos, entre duas a sete espécies em cada 100 vão extinguir-se, então verificamos que cada planta extinta ocasiona a perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem.” OU SEJA, GENTE, NÓS PRECISAMOS SALVAR O BIO DIVERTIDO, PORQUE A TERRA NÃO CONSEGUIU.
MÃE
Mãos à obra. Vamos mobilizar o planeta inteiro pra salvarmos tudo... (trabalham, etc)

AVÓ (mostrando algo que escreveu)
Veja se está bom assim...
LILINHA (Lendo)
“Reduzir, Reutilizar e Reciclar.  Assim salvaremos o planeta”  Ui, mamãe, essa foi pra mim, né?

AVÓ
Direto no olho, Lilinha. (rindo)
LILINHA
Olha o meu... (mostra)
Tempo que seu lixo leva para se degradar
Vidro até 1 milhão de anos. Frauda descartável 450 anos
Garrafa de plástico 450. Lata de alumínio 200
Plástico 100, Metal 100, Isopor 80
Copo de plástico 50 anos, Chiclete 5 anos
AVÓ
Caraca! E a gente ocupada com coisas nada a ver. Olhando bem por essa janela, minha filha, percebo que o Bio Alegria nem tem mais tanta alegria assim.
MIZARU
Mas podemos trazer a alegria de volta, vó.
LILINHA
Fórmula energética... (FAZ UMA TRANSFORMAÇÃO NOS TUBOS)
TODOS aplaudem
Com essa bebida instantânea teremos forças pra lutar contra tudo que está poluindo, degradando e exterminando o mundo. Não acabaremos como a Terra, minha família, não acabaremos como lá.
MIZARU
Vocês são meu orgulho, gente!
AVÓ
O MC garoto teve muita sorte em encontrar um novo lar, não é?
E nós de encontrar o MC. Eu achava que o lance da Terra era só conversa pra boi dormir. Ele trouxe a razão...
LILINHA
TRABALHANDO, FAMÍLIA... Uh, uh! (organizando o lixo) latinha aqui, plástico aqui (etc)
FALAS DIVIDIDAS
Chega de poluir, de comprar o que não vamos usar... vamos plantar algumas árvores no quintal, é isso... vamos... (fazendo experiências sem parar) isso vai evitar o desperdício da água... isso vai ajudar o meio ambiente a se restabelecer... soluções, família, pensem em soluções...

ESTÃO MUITO ANIMADOS. CONTINUAM FAZENDO FUNDO. MC GAROTO ACORDA OLHA A TUDO COM UMA CARINHA TRISTE, MAS DEPOIS VAI SE ANIMANDO. SENTA NA FRENTE OLHANDO PRO CÉU.

MIZARU
Que foi, Mc?
MC
Está vendo aquela estrela? Aquela bem brilhante?
MIZARU
To... ela parece azul!
MC
Era o meu planeta! Apesar de tudo fui feliz lá, mano! (silêncio) Mizaru?
MIZARU
Que?
MC
Será que ninguém percebeu que tudo era tão lindo pra ser destruído daquela maneira?
MIZARU
Ah! Acho que quando perceberam era tarde demais!
MC
É. Enquanto há esperança é preciso lutar! (sorri) é o que vamos fazer para o seu planeta, Mizaru, lutar para que fique cada dia mais alegre. E eu, estou com vocês...
MIZARU
Obrigado... irmão! (CANTAM)

HÁ UMA CANÇÃO BONITA
FEITA PRA CANTAR
SE VOCE LEMBRAR DO CANTO
A VIDA VIVERÁ!
SE VOCE LEMBRAR DO CANTO
A VIDA VIVERÁ!
É UMA CANÇÃO BONITA, FEITA PRA ALEGRAR
SE PARECE TRISTE, INSISTE
QUE É PRA NÃO CHORAR
FALA DE AMOR E PAZ
VIBRA POR UM POUCO MAIS
TRAGA TODA A FLOR DE VOLTA
TRAGA PLANTA E AR
E DEPOIS QUE A VIDA EXISTA
VOLTE PRA CANTAR
A CANÇÃO QUE É BONITA
FEITA PRA CANTAR
É DE LÁ QUE A GENTE TIRA
FORÇA PRA CONTINUAR

BLECK OUT
LUZ EM MIZARU, ACORDANDO
(VOZ DA CRIANÇA)
V C
POR QUE DEIXARAM A TERRA EXPLODIR? AINDA HÁ TEMPO? CLARO QUE HÁ... VAMOS SALVAR A TERRA, MENINOS E MENINAS, VAMOS SALVAR A NOSSA TERRA... VÃO BORA SALVAR O MUNDO... VÃO BORA SALVAR O MUNDO...

MIZARU
Ai ai ai! Será que foi tudo um sonho?
Todos (ainda no escuro)
Sonho?
LUZ. MIZARU VOLTA AO SEU LUGAR, ALEGRE, CANTAM

VÃO BORA SALVAR O MUNDO
Ô GENTE TEM QUE PENSAR
QUE É NELE QUE A GENTE VIVE
A TERRA É PRA RESPEITAR
FUTURO TEM QUE CHEGAR
PRA NÓS PRA TODO LUGAR
Ô GENTE TEMQUE PENSAR
A TERRA É PRA RESPEITAR

TODOS (FALANDO)
A TERRA É PRA RESPEITAR.
Fim...?

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
ribeirão preto, são paulo, Brazil
CELULAR - 16 9147 9958 DRT 18 886 SP
Powered By Blogger